Amamentação

18 February 2017

Dar de mamar, leite materno, mama, suplemento, leite adaptado, palavras que quando o nosso bebe nasce podem ser um bicho de sete cabeças, que nos deixam inseguras e ansiosas. 

A minha experiência, foi boa, não me posso queixar. Nos primeiros dois dias a Benedita não pegava na mama, mamou mal, eu tinha medo, estava nervosa e ela sentia tudo. 
Tive a sorte no dia 2 à noite na maternidade de ter uma enfermeira que me ajudou a ensinar a Benedita a mamar, tudo foi mais fácil pelo menos para a Benny. 

 A subida do leite foi no dia 2, as mamas ficam enormes, duras e super sensíveis, já para não falar dos mamilos (no banho a água parece facas), com a subida do leite, as mamas ficaram com mais leite do que a Benedita mamava, ajudou-me muito no banho com água bem quente fazer uma massagem nas mamas para sair o leite em excesso, isto acontece só nos primeiros dias porque depois só produzimos a quantidade que eles bebem. Nos primeiros 15dias, amamentar foi um sacrifício, tinha dores e muito desconforto, é preciso muita paciência e querer muito para não desistir, porque mesmo correndo tudo bem, não é fácil, mas vale a pena o esforço, porque sabemos que é o melhor que lhes podemos dar. 
E é tão bom a cara, o cheiro, a boquinha dos bebés quando acabam de mamar, eu fico completamente derretida, esta foto foi ainda na maternidade, uma das minhas favoritas, a boquinha, meu deus! 

Também é muito importante, amamentar ajuda a voltarmos mais rápido ao nosso corpo, ajuda o útero a diminuir e voltar à posição!

Devemos ter uma alimentação equilibrada e variada e beber muita água! Não tenho mais apetite, mas tenho desejo de húngaros, das bolachas super calóricas, não tive desejos na gravidez mas agora deu-me para isto!

Desde o 4 mês de gravidez que comecei a usar diariamente o Purelan nos mamilos, para os preparar (ajudar a formar o mamilo) e hidratar, foi essencial. 

O meu leite só foi suficiente nos primeiros 15dias, mesmo assim a Benedita não estava a engordar o que devia por isso começou com suplemento, leite adaptado. Até agora faz mama e biberão. 

Tento todos os dias tirar leite com a bomba para congelar e também para estimular a mamar para haver mais produção de leite, e para caso fique sem leite, tenho congelado que dura até 6 meses no congelador, numa arca frigorífica dura até 12 meses. Para tirar leite comprei a bomba da medela, cara mas é óptima e super prática. 

Os sutiens de amamentação comprei na Oysho, H&M e Women's Secret, são todos bons e confortáveis, e com preços acessíveis. Não me adaptei com as capas de protecção dos mamilos de silicone da medela, por isso uso os discos de algodão da marca chicco que são bons e mais baratos. 

Apesar de todos dizerem que a amamentação é o melhor, o que nós mulheres sentimos também é muito importante, é normal sentirmos que somos vacas leiteiras, que estamos sempre com as mamas de fora, mas tudo faz parte quando aceitamos e queremos, porque haverá muitas mães que não podem ou não querem amamentar e também é normal, não se sintam frustadas ou culpadas, porque os bebes crescem e desenvolvem igualmente bem. 



0 comentários:

Post a Comment